Anglo American investe em projetos educacionais na região do Minas-Rio
19/05/2025
(Foto: Reprodução) Com investimentos em escolas e formação profissional, mineradora constrói novas histórias e oportunidades nas comunidades vizinhas às suas operações Comunidades vizinhas às operações de minério de ferro, em Conceição do Mato Dentro e região, em Minas Gerais, são beneficiadas por projetos educacionais .
Anglo American
Para a Anglo American, o propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas é uma realidade. A empresa, líder global em mineração diversificada, busca constantemente formas de ir além das atividades minerárias para impactar positivamente as histórias das comunidades anfitriãs das suas operações.
Presente há cinco décadas no Brasil, a Anglo American renova constantemente o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável da região do Minas-Rio, operação de Minério de Ferro da empresa no país. E isso, inevitavelmente, passa pela educação.
A Anglo American acredita no poder transformador da educação. Por isso, não mede esforços para promover melhorias no ensino público, beneficiando escolas, professores e estudantes. Além disso, ajuda a impulsionar o desenvolvimento sustentável nas comunidades vizinhas por meio da qualificação profissional.
Essas ações estão alinhadas ao Plano de Mineração Sustentável e contemplam municípios como Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim (MG), vizinhos ao Minas-Rio. Desde 2007, já foram investidos cerca de R$ 49 milhões em educação e treinamento na região.
De mãos dadas com o ensino público
Investir no ensino público é um dos compromissos da Anglo American com as comunidades vizinhas. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a empresa promove iniciativas educacionais para melhoria das estruturas física e humana nas escolas.
Entre elas, estão a capacitação das equipes escolares em aspectos gerenciais e educacionais, modernização de equipamentos (com a doação de computadores e smartwatches), apoio em reforço escolar e melhoria na infraestrutura das escolas. Para se ter uma ideia da abrangência dos projetos, 10 escolas da região do Minas-Rio já foram reformadas.
O programa visa a melhoria do desempenho das escolas em aspectos gerenciais, capacitação de professores e reforço escolar. Como resultado, os municípios conquistaram, entre 2021 e 2024, o Selo Nacional Compromisso pela Educação, do MEC.
“Este reconhecimento, que deve ser compartilhado com gestores, professores e alunos, contribui para reafirmar o papel da Anglo American nas comunidades que acolhem suas operações, em linha ao propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, comemora Fernando Guimarães, gerente de Sustentabilidade e Integração da Anglo American.
Anualmente, quase 2 mil estudantes da região são beneficiados pelas ações educativas, além da capacitação de, em média, 80 professores.
Aposta na capacitação profissional
Além do suporte à educação pública, a Anglo American aposta em profissionais locais e, por isso, investe na qualificação de quem mora nas regiões vizinhas às suas operações. Nos últimos três anos, pelo menos 250 pessoas receberam formação nas áreas de solda, elétrica, mecânica, máquinas industriais, operação de equipamentos e manutenção - um investimento de quase R$ 900 mil, em parceria com o Senai.
Lugares como Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Serro, em Minas Gerais, foram beneficiados com cursos profissionalizantes. Eles ajudam a fomentar o Programa de Priorização de Mão de Obra Local, que impulsiona a economia dessas regiões. Uma das pessoas beneficiadas pela iniciativa é Greycievellyn Silva de Amorim, que foi contratada no Minas-Rio logo após concluir o curso de Operadora Mantenedora.
“Inicialmente, quando fiz a inscrição para o curso, não esperava que fosse ter de fato a oportunidade, mas felizmente tive”, relatou. A colaboradora ressaltou o contato e suporte da Anglo American durante todo o curso.
“As expectativas agora são as mais altas possíveis, principalmente porque eu já tive a oportunidade de ser contratada pela empresa. Ingressei no mês de fevereiro. Estou muito contente pela oportunidade de trabalho e muito grata pela oportunidade que me foi dada com o curso”, festeja Greycievellyn.